O Esportivo termina neste sábado a sua primeira semana de trabalho da pré- temporada visando o início do Gauchão 2012 Divisão de Acesso. Os trabalhos estão sob a coordenação do Prep. Físico Diéckson Santos e do fisioterapeuta Janilson Quadros.
Neste início de temporada, o trabalho de prevenção de lesões torna-se indispensável. Seguindo o velho e calejado ditado, porém verdadeiro: é melhor prevenir do que remediar, os atletas trabalham 3 vezes por semana em circuitos nos quais realizam exercícios de propriocepção, pliométricos e CORE.
“Todos os exercícios são funcionais, já que simulam os movimentos usados pelos atletas dentro do campo. Pois assim, a musculatura e articulações vão se adaptando ao aumento gradativo da intensidade dos movimentos dia após dia. Com isso poderão suportar melhor, saltos, giros, arranques e até superar ou minimizar a gravidade de traumas”. Relata o fisioterapeuta do clube Janilson Quadros.
“Além dos exercícios profiláticos realizados em conjunto com a fisioterapia, a preparação física tem como característica, neste período, o alto volume de treinamento, que chega à 6h diárias de atividades, objetivando desenvolver uma base sólida de condicionamento para toda a temporada. Na medida em que o atleta vai se adaptando a esses estímulos que causam uma maior sobrecarga metabólica, vamos aumentando a intensidade e conseqüentemente diminuindo este volume, enfatizando então o treinamento físico específico, técnico e tático. Mas para isso é necessário um planejamento adequado de acordo com a periodização”. Ressalta o preparador físico Diéckson Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário